20 de maio de 2012

Brincadeiras antigas de crianças

Gira-Pião

Alguém da turma esculpia um pião num carretel de madeira e todos se reuniam em volta de um circulo riscado no chão para alí atirar o pião. O impulso no pião podia ser dado com um barbante que era enrrolado na ponta ou até mesmo com as próprias mãos. O pião deveria girar dentro do circulo riscado no chão, se saisse fora deste circulo o jogador dono do pião  saía fora da brincadeira. Esta brincadeira tinha muitas variações e também dependia da criatividade de cada jogador.


Cantigas de Roda


Também conhecida como ciranda-cirandinha ou brincadeiras de roda, onde várias crianças davam as mãos  formando  um círculo, e começavam a cantar músicas do folclore brasileiro fazendo coreoagrafias pré-estabelecidas de acordo com a história que a música falava.
A música mais conhecida para as brincadeiras de roda é a:
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar .
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou .
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou .
Por isso,  Fulano entre dentro dessa roda .
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora .



Amarelinha
É uma das brincadeiras mais antigas, onde meninos e meninas brincam de igual para igual. O jogo que consiste em desenhar no chão quadrados com numeros de 0 a 10, em formato crescente e paralelos; onde as crianças deverão jogar uma pedrinha em cada número e a cada nova etapa pular o numero onde se encontra a pedra. Sendo que nos demais números as crianças devem colocar apenas um pé quando for casa única, e dois pés quando forem casas numéricas paralelas. Estimula a criança aprender os números e a habilidade do equilibrio físico.
Fonte: Crianças.com


Cinco Marias



Essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia. Primeira rodada: jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas. Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém, desta vez, pegue duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita. Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada. Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.
Fonte: Brasil Escola
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

ALCENA C V C disse...

Parabéns Regina,você sempre empenhada
com o nosso futuro!
Desejo dias lindos ,criativos e abençoados!

http://alcenacvc.blogspot.com.br/

http://www.facebook.com/alcena.cvc