24 de novembro de 2015

O que é uma bacia hidrográfica

Bacias hidrográficas são áreas da superfície terrestre separadas entre si pelos divisores de águas. Essas áreas fazem a recepção natural das águas das chuvas, que escoam por meio da rede hidrográfica, ou rede de drenagem (captação), que é formada por diversos cursos d’água: córregos, ribeirões, rios, etc. As águas escoam das áreas mais altas para as mais baixas do relevo, até concentrarem-se na parte mais baixa, formando um rio principal Os rios que deságuam no rio principal chamam-se afluentes, e os que deságuam nestes últimos são os subafluentes.
https://sites.google.com/site/adelaideines/RedeHidrografica.pdf

Composição da Bacia Hidrográfica

A Bacia Hidrográfica compõe-se principalmente de relevo e rede hidrográfica.
Relevo
Conjunto de formas da superfície da Terra, planos interconectados que apresentam diferentes níveis (montanhas, planaltos, planícies, depressões, etc.) resultantes de fatores endógenos (vulcanismo e tectonismo) e exógenos (intemperismo e intervenções humanas).
As diferenças de níveis do relevo fazem com que as águas escoem das partes mais altas para as mais baixas, formando, assim, a rede hidrográfica.
Rede hidrográfica ou rede de drenagem
É um sistema composto por rios, seus afluentes e subafluentes, e por lagos, lagoas e outros cursos d’água construído pelo ser humano, a exemplo das galerias pluviais, rede de drenagem das edificações, etc.
É formada por canais interconectados que drenam (escoam) as águas superficiais, geralmente vindas de chuvas e que podem infiltrar-se no solo, acumular-se em certos locais (lagos, poças, represas, etc.), ou seguir seu curso por ação da gravidade, indo das partes mais altas do relevo para as mais baixas, formando um conjunto de rios: principal, afluentes e subafluentes.
Os divisores de águas (ou interflúvios) são linhas divisórias localizadas nas áreas mais altas do relevo, no encontro de planos que marcam a mudança de sentido no escoamento das águas da rede hidrográfica. Essas linhas formam um polígono que delimita a bacia hidrográfica, separando-a de outras bacias hidrográficas vizinhas.
As depressões com bordas laterais (margens), nas quais afloram lençóis freáticos e formam-se várzeas e cursos d’água como rios e riachos, são denominadas de fundos de vale.
Mapa das bacias hidrográficas brasileiras
Fonte: Fórmula GeoCuide dos Rios Jota Lobo, Geo-Conceição, ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo teu comentário! Por favor, deixe o nome no final da mensagem! Obrigada!!!

"A atitude do educador diante do mundo deve ser sempre investigativa, questionadora e reflexiva, pois os conhecimentos com os quais ele lida em seu exercício profissional estão em permanente mutação."
Lana de Souza Cavalcanti - Geógrafa